A nossa Clemenules

Nem todas as Clemenules são iguais.
Alguns fatores importantes interferem no sabor e na aparência das frutas. A Clemenules que buscamos tem como parâmetro as frutas vencedoras dos concursos realizados anualmente em Nules, na Espanha, que premia a cooperativa que apresenta os exemplares que mais se aproximam do padrão ideal em quesitos como doçura, acidez, peso, circunferência, quantidade de suco e cor.
Isto só é conseguido com a utilização de porta-enxertos que não interferem no sabor da fruta e com o manejo correto em todas as etapas de seu ciclo anual.
Regularmente alcançamos índices que se igualam aos definidos no berço das Clemenules e, não raro, até superiores, como os verificados na doçura média na safra 2019.

As frutas são colhidas quando o índice de açúcar atinge, no mínimo, 12,5 Brix. Quando para geleia e cerveja, apenas quando alcançam 15 Brix.
A relação peso total e peso do suco se iguala com as colhidas às margens do Mediterrâneo, que é na casa dos 41% de suco, coisa de 60 ml por fruta.
Nossas frutas atingem a média de 85mm de diâmetro, medida que está dentro do padrão das Clemenules cultivadas às margens do Mediterrâneo. O peso médio das Clemenules de Pedras Rollantes é de 170 gramas, um pouco acima do verificado nas frutas premiadas em Nules.
A fruta que sai de Pedras Rollantes é de um alaranjado intenso, como deve ser. Na tabela de índice de cor para citros, a nossa atinge 6,6, o mais elevado.
Ela é muito bonita