Sabor e saúde

Uma das principais características da Clemenules é a alta concentração de açúcar. As medições das safras de 2017 e de 2018 apresentaram médias de 15 e 15,2 graus Brix, respectivamente, quando em seu ponto ideal de maturação. E isto representa até 20% a mais da doçura média das tangerinas.

Sem sementes: tecnicamente, para ser considerado um citro sem sementes, a fruta pode conter até sete delas. Acontece quando há polinização cruzada, o que tentamos evitar com barreiras verdes e afastamento entre os pomares.
  • Baixa acidez
  • Pouco óleo na casca, o que resulta em aroma mais suave ao descascar
  • O albedo, a parte branca, fica quase que totalmente na casca.
  • Gomos firmes, que chegam a ser crocantes
  • Gomos não se abrem ao separá-los
  • Excelente na gastronomia, tanto para pratos salgados como para doces, licores e sobremesas.

Informação Nutricional de uma fruta colhida em Nules, em 2016.

Porção de 320 g (2 unidades)
Valor energético 74kcal=308kJ ( 3,7%VD);
Carboidratos 18g (6,2%VD);
Proteínas 1,4g (1,9%VD);
Gorduras Totais 0,2g (0,4%VD);
Fibra Alimentar 5,4g (21,6%VD);
Sódio 4mg (0,2%VD);
Potássio 250mg (5,3%VD)


Orgânicas certificadas

As qualidades nutricionais dos citros cultivados em Pedras Rollantes são potencializadas pelo trato que damos as plantas, que seguem as leis, as normas e os códigos de ética que balizam a produção orgânica no Brasil.

Nós somos parte da Rede Eco Vida de Agroecologia, que é um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), a primeira entidade com estas características a ser autorizada pelo Ministério da Agricultura para a emissão dos certificado.

A Rede é composta por mais duas mil famílias nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo, divididas em núcleos e grupos que se auto-regulam sob critérios bastante rígidos.

Grupo Harmonia da Terra no dia do recebimento dos certificados de 2018 durante reunião em Pedras Rollantes

A Grupo ao qual pertencemos é o “Harmonia da Terra”, que agrega 10 propriedades agrícolas nos municípios de Águas Mornas, Rancho Queimado, Angelina e Alfredo Wagner. A garantia do cumprimento da conformidade em todos os processos é assegurada por reuniões mensais realizadas em forma de rodízio, por visitas anuais de avaliação realizadas por certificadores externos, por vistorias do Ministério da Agricultura e por análises de produtos recolhidos em pontos de venda ou distribuição.

As frutas que seguem para os mercados de comercialização de produtos orgânicos vão acompanhadas por códigos de rastreamento pelo qual o consumidor e os órgãos reguladores obtém informações de procedência, data da colheita, lotes, processos, etc.

Orgânico só com certificado