Na cozinha

A versatilidade da Clemenules na cozinha impressiona.
Chefes têm obtido resultados fantásticos em criações com seus gomos, sucos, cascas e pectina. A fruta que sai de Pedras Rollantes também se transforma em geleia, cerveja, licor, kombucha e sorvetes.

Nesta página estão as cinco receitas que foram impressas e que acompanham as caixas de frutas entregues de porta-em-porta (veja aqui o link “Colhemos e Entregamos” ).

E também as que foram preparadas por quem as recebeu em casa e quer compartilhar com  todos os que também gostam das Clemenules.

 

Olha que fazem com as frutas

As cinco receitas que acompanham o “Colhemos e Entregamos”:

Gomos de Clemenules cobertos com chocolate

Ingredientes: Chocolate de cobertura 70% cacau em gotas e Clemenules de Pedras Rollantes

Utensílios: Panela média, tigela refratária, garfo, papel manteiga, forma para levar à geladeira

Escolha um bom chocolate de cobertura com pelo menos 70% de cacau, preferencialmente em gotas. A tigela de vidro refratário para o banho maria deve vedar a panela, de modo que o vapor da água não saia pelas bordas.

Coloque água na panela em quantidade suficiente para alcançar um terço da parte do refratário que está dentro da panela.

Aqueça até atingir uns 40 graus, que é quando começa a formar as pequenas bolhas no fundo ou quando o calor da água seja suportado no dorso da mão.

Coloque gotas de chocolate em quantidade suficiente para que parte delas fique acima da linha d’água.

Descasque as Clemenules e separe os gomos.

Forre o fundo da forma ou prato que irá para a geladeira com o papel manteiga.

Quando as gotas do fundo começarem a derreter, mexa com uma colher de pau até que tudo se torne uma massa líquida, porém consistente. Se demorar, ligue o fogo por não mais do que um minuto.

Coloque até uns cinco ou seis gomos de clemenules por vez no chocolate, cubra-os com a massa e retire-os, um a um, com o garfo e deposite cuidadosamente sobre o papel manteiga. Faça isto até que todos estejam na forma e deixe na geladeira até perderem o brilho.

Receita de Tarcísio Mattos


Ceviche de tilápia com molho tarê de Clemenules

Ingredientes: 400 gramas de filé de tilápia, Clemenules de Pedras Rollantes, cebola roxa, limão, salsinha fresca picada, coentro fresco picado, gengibre ralado, pimenta dedo de moça picada, batata doce palha, molho shoyo e açúcar cristal

Corte o file de peixe em cubos médios. Se tiver, dê uma sapecada com um maçarico de cozinha. Se não tiver o maçarico, pode “selar” rapidamente em uma frigideira sem gordura. Mas também pode apenas ser marinado, cru mesmo.

Coloque os cubos de peixe e as cebolas em tiras finas em um bowl. Adicione e misture os ingredientes ao peixe e à cebola na seguinte ordem: pimenta dedo de moça, gengibre, salsinha, coentro e limão. Misture bem e deixe na geladeira por 15 minutos antes de servir.

Para preparar o molho, use uma panela de fundo grosso em fogo baixo. Coloque primeiro o shoyo, depois os gomos de Clemenules e o açúcar. Deixe reduzir até alcançar ponto de geleia, retire da panela e deixe num refratário para esfriar.

Sirva em cumbucas pequenas e cubra com o molho tarê e a batata palha.

Receita de Fabiano Gregório


Risoto de Clemenules com pinhão

Ingredientes: arroz arbóreo, Clemenules de Pedras Rollantes, legumes de sua preferência, cebola, vinho branco, manteiga e pinhão

Cozinhe os pinhões e descasque. Em uma panela grande, prepare o caldo com os legumes, temperos de sua preferência e sal a gosto. Deixe ferver por uns cinco minutos e o mantenha em fogo baixo.

Numa panela média, frite, na manteiga, as cebolas bem picadas e acrescente duas xícaras de arroz arbóreo e um copo de vinho branco seco. Mexa até soltar o amido do arroz. Coloque o caldo aos poucos, sem parar de mexer. Quando estiver próximo do ponto, coloque os gomos de uma clemenules, uns doze pinhões e meio copo de suco de Clemenules.

Quando atingir o ponto, acrescente uma colher de manteiga e misture levemente para incorporar. Deixe descansar por uns cinco minutos antes de servir com o seu acompanhamento  preferido.

Receita de Ayrton Oliveira


Harmonização com Clemenules

As frutas têm sabor doce. Algumas, também tendência ácida. É o caso das Clemenules. Essas tangerinas têm a doçura em sintonia com uma suave acidez. Vinhos doces combinam muito bem com frutas.

O açúcar residual apara todas as arestas gustativas.
Vinhos doces equalizam a doçura da fruta e equilibram a acidez. Passitos, Late Harvest e Sauternes vão bem com as Clemenules. Vinhos de uvas Semillion, Moscato, Sauvignon, Malvasia, Trebbiano e Riesling, entre outras.
Brancos macios, inclusive embarricados, podem ser uma alternativa para quem preferes os vinhos secos. É provar.
E quem sabe uma ousadia?
Colocar lado a lado as Clemenules e os exóticos vinhos laranja da serra catarinense?

Experimentar é fundamental quando o assunto é enogastronomia.
Bom proveito!

Indicações de João Lombardo


Carne de panela marinada em Clemenules e redução de Clemenules

Ingredientes: 1 kg Coxão mole ou tatu, Clemenules de Pedras Rollantes, cebola, alho, cebolinha verde, tomate, salsa, vinho tinto seco, molho inglês, sal, molho shoyo, manteiga, aceto balsâmico e açúcar mascavo

Tempere a carne com sal, pique os temperos e coloque tudo em uma travessa. Acrescente meio copo de vinho, o molho inglês e o suco de duas clemenules. Misture bem e deixa marinando por pelo menos uma hora.

Coloque óleo de girassol e manteiga na panela. Assim que manteiga derreter, sele a carne virando-a e acrescentando água aos poucos, para não queimar.

Quando selada, acrescente o marinado e deixe ferver até que o molho engrosse, ainda sem pressão. Coloque água até cobrir a carne e deixe sob pressão em fogo médio por uma hora.
Após retirar a pressão, acrescente gomos de uma clemenules ao molho e cozinhe, com a panela aberta, por mais uns 10 minutos.

Para a redução, retire a pele de cinco gomos de clemenules e reserve. Numa panela pequena, coloque molho shoyo até cobrir o fundo, a mesma quantidade de aceto, meia colher de manteiga e ferva por uns minutos. Acrescente meio copo de suco de Clemenules, uma xícara de açúcar mascavo e mexa sempre. Quando a redução estiver engrossando, coloque pedaços dos gomos pelados, reduza até ponto de fio e sirva sobre as fatias da carne.

Receitas de Lu Eicke (carne) e Tarcísio Mattos (redução)


Orgânico só com certificado